website creator free

MASSOTERAPIA


ENTENDA O QUE É E O QUE FAZ A MASSOTERAPIA.


1-Todas as técnicas voltadas para o trabalho manual em tecido mole e jogo articular são denominadas de Terapia por massagem, cujo profissional habilitado é reconhecido como Massoterapeuta. Em lei o nome original é massagista, por questões de confusão com trabalho com o corpo e sair da área médica, adotou-se o termo Masso - Terapeuta o que descreve melhor a arte e a profissão nos EUA e entrando o termo no Brasil no final dos anos de 1980.


2-A arte da massoterapia existe no Brasil desde o inicio do século passado, possui lei própria e diversas outras leis agregadas a profissão. Enquadra-se na CBO como família 3221-20, exige-se formação técnica para este profissional segundo o MEC. Possui concursos para diversas prefeituras e alguns Estados adotam concursos para este profissional.


3- Atualmente o massoterapeuta é o agente de saúde com formação Técnica com carga horária entre 1.800 e 2.050 horas, existe ciência e disciplinas especificas para formação deste profissional. Mesmo adotando nomenclaturas sinônimas como: Massoprevencionista, Massagista, Terapeuta corporal o profissional em terapia por massagem. É crescente no Brasil a massoterapia utilizando diversas técnicas que vem de encontro ao publico em geral. Atualmente a ABRAMC promove Pós-graduação para capacitar professores e profissionais de massoterapia na formação técnica.


4- A filosofia de trabalho do massoterapeuta não é de terapia holístico, alternativo nem segue os padrões da alopatia, ele é profissional essencialmente reconhecido como terapeuta naturopata na Grã Bretanha, EUA e Canadá. Agrega valores e treino diversificado desde sua reorganização como profissão entre os anos de 1960/1980 na Europa e EUA. No Brasil a ABRAMC em parceria com diversos centros de ensino promovem a doutrina da massoterapia científica.


5- Entende-se que a Massoterapia auxilia e trabalha no sistema musculoesquelético com proposta para saúde e bem estar. Estas linhas de formação são oferecidas nos diversos cursos técnicos espalhados pelo Brasil. A pesar de existir diversas formas de aplicar a massagem utilizando métodos orientais, ocidentais e/ou científicos os efeitos e ações fisiológicas é que atestam sua validade como terapia e promovem a propagação da profissão.


6- A Massoterapia dispõe de técnicas de terapia manipulativa, orientação em saúde e recursos naturais para promover o bem estar e resgatar a homeostase geral. Diversas pesquisas científicas atestam a veracidade da massoterapia no campo da saúde. No Brasil as pesquisas estão florescendo desde 2001. Atualmente somos no Brasil cerca (estimativa) de 200 a 400 mil profissionais reconhecidos, porém poucos estão produzindo pesquisas na área.


7-As técnicas utilizadas pelo Massoterapeuta são: Orientação de postura, orientação ergonômica, orientação alimentar, Drenagem Linfática, Massagem Corporal e facial, Shiatsu, movimento passivo e ativo de articulações, alongamentos na prevenção de lesões, reflexologia, recursos naturais, conhecimento de avaliação, conhecimento de palpação, conhecimento de patologia, doutrina naturopata e introdução aos métodos manuais dentre outras. Lembrando que apesar de diversas profissões adotarem perfis de massoterapeutas ou terapeutas corporais, somente o profissional formado em terapia por massagem (massoterapeuta) consegue avaliar, tratar e orientar através de técnicas manuais para tecidos moles. 


8 - O Brasil precisa e necessita da Massoterapia, pois já está comprovado que a mesma dispõe de técnicas para trabalhar com equipe multidisciplinar em área de Ortopedia, Fisioterapia, Desporto, Estética e Medicina do trabalho. Sendo um profissional preparado para ser implementado em programas de saúde disponibilizados no país, utilizando como agentes os seguintes recursos: trabalhar com terapia natural,orientação em saúde,trabalhar com técnicas manuais ,prevenção e cuidados com mecânica corporal,promoção de bem-estar, procedimentos de saúde e profilaxia. 


9-Os massoterapeutas podem aperfeiçoar seu repertório nas seguintes áreas após formação técnica, sendo elas: Massagem Desportiva, Massagem para imagem corporal (estética), Massagem Terapêutica (terapia corporal), Massagem Ambulatorial, Massagem Oriental (shiatsuterapia) e Massoterapia Clínica®.


10- Campo de atuação. Para o profissional trabalhar é necessário que o indivíduo seja registrado no SES Secretaria de Estado e de Saúde em seu estado e as escolas sejam devidamente registradas e com parecer de funcionamento do curso técnico onde o mesmo sofrerá fiscalizações. 



TIPOS DE CURSOS E SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS


Cursos livres – São cursos apenas informativos e não de caráter formador. Acontecem em seminários, palestras e work shop. Entre 10 e 20 horas.


Curso de capacitação – São cursos de pouca duração e acontecem para informar e acrescentar conhecimento, não possui natureza de formação profissional. São específicos para quem já é formado. Em geral vão de 20 a 100 horas.


Curso de aperfeiçoamento profissional – São cursos onde o profissional ira desenvolver e concentrar informações garantindo maior conhecimento no mercado de trabalho. São indicados para profissionais e estudantes que já estão em fase de conclusão de curso. As horas variam entre 50 horas e 250 h.


Formação técnica – É a formação específica e profissional de nível médio, onde o profissional ganha uma profissão especifica. Em geral são 18 e 24 meses de formação.


Especialização profissional – São curso para pós-formação técnica, onde o profissional ganhará uma especialização profissional elevando ainda mais sua carreira. Em geral são acima de 300 horas.



PONTOS IMPORTANTES DA PROFISSÃO DE MASSOTERAPIA NO BRASIL



1 - Área de atuação – O massoterapeuta pode atuar com técnica\s manuais e naturais em hospitais, clinicas e spas. Pode trabalhar como autônomo e até em alguns locais prestar concursos públicos.

2 - Identidade profissional - Trabalham com arte, ciência e profissão de massoterapia ou terapia por massagem. Tal crescimento se deu após os anos de 1980 onde os massoterapeutas iniciaram as formações com cargas horárias elevadas na Europa e depois EUA.

3 - Crescimento como profissão– Possui anel de formação, no Brasil foi à profissão precursora das terapias naturais com leis atuantes de 1941.

4 - Ciência e Tecnologia – A terapia por massagem cresceu nos últimos 60 anos, devido às novas descobertas que a ciência forneceu. Tais técnicas e métodos estão chegando ao Brasil, mas mesmo atrasados enquanto profissão, nós já possuímos conhecimento do que a massoterapia pode oferecer de fato a saúde humana com seus benefícios.

5 - Campo propedêutico – Atualmente a massoterapia possui escopo técnico separado dos diversos métodos manuais existentes. As ferramentas do massoterapeuta são voltadas ao toque, movimento orientado com a utilização de recursos naturais no arsenal de tratamento. Tais métodos oferecem tecnologia manual onde o terapeuta pode desintoxicar o corpo via sistema venoso /linfático, auxiliar na produção de hormônios, identificar áreas de tensão, trabalhar sistemas sutis e bioenergéticos, trabalhar estagnações emocionais dentre outras técnicas. Em campo mais avançado tais técnicas não devem ser realizadas em conjunto com fármacos ou outras formas de terapia para não promover resposta terapêutica indevida ou neutralidade.

6 - Campo e mercado – Massoterapeutas são os únicos profissionais que trabalham com terapia por massagem, possuem técnicas e métodos de avaliação e tratamento através do toque, estruturado e cientifico.Portanto, massagem não é manipulação vertebral como a quiropraxia, não é cinesioterapia aplicada como a fisioterapia e não é a deambulação palmar da estética. Massoterapia é manipulação científica dos tecidos moles do corpo.

7 - Campo de atuação – O massoterapeuta não tem a função de trabalhar na reabilitação. Mesmo adjunta a fisioterapia no Brasil, ainda confunde-se a posição do massoterapeuta. Em critérios gerais este profissional trabalha para educar o corpo ou reeducar a função, não especificamente a reabilitação, mas sim a reeducação funcional. Em equipe multidisciplinar, auxilia o Fisioterapeuta e/ou Médico. A massoterapia é necessária no universo dos esportes, da reabilitação, da imagem corporal e da terapêutica.

8- Campo de trabalho - Diversos programas se fazem necessário o profissional de massoterapia, como exemplo programa da Saúde da família, programa pés diabéticos e hipertensão. Como medida de prevenção e cuidados essa profissão pode auxiliar nos ambulatórios com menor custo e maior humanização. Alguns projetos pilotos já comprovarão essa experiência em algumas partes do País, como: Municípios do Maranhão, Rio de Janeiro (capital), São Paulo (alguns municípios) e parte do Sul do país. Devemos mostrar os benefícios à população.

9-Campo de produção científica - A ABRAMC realiza pesquisa com massoterapia desde 2007 em ambulatório de saúde, e desde então tem mostrado os efeitos da terapia por massagem em seminários e palestras. Diversas escolas tem priorizado os estudos científicos com profissionais e alunos formados através de exposições de TCC e outras formas de pesquisa.

Voltar  

Endereço: R. Aurelino Leal, 51 - Centro, Niterói - RJ, 24020-110

ENDEREÇO
R. Aurelino Leal, 51
Centro, Niterói - RJ

CONTAC
Email: contato@abamc.org.br
Tel.: (021) 3685-1595
Fax: +1 (0) 000 0000 002

PARCEIROS