free site maker

A PROFISSÃO


              Historicamente a Massoterapia é utilizada como arte em todas as partes do mundo, entretanto sua característica profissional advém das cidades médicas ou gregas, dentre elas: Crotona (Itália meridional e Sicília), Cirene (Norte da África), Rodes (Ilha Grega) Cnido (Extremo sul da Ásia menor) e Cós (Ilha Grega). Tais cidades eram pontos de grandes escolas de artes médicas que tinham por cultura fazer uso de terapias manipulativas. Tanto os “Klinikos (Clínicos), quanto os Therapeuten (Terapeutas)” faziam uso de formas diversas de manipulações.

            O Massoterapeuta ou manipulador sempre existiu nas sociedades de vários lugares e em diversas datas, desde escravos atuantes no baixo Egito, assim como grandes médicos da florescida Roma. A massagem nunca deixou de existir no cenário social, político e militar. Durante séculos essa arte foi reduzida, descriminada, marginalizada passando por várias fases até chagar ao século XVIII, onde torna-se marco e inicio da massagem científica em Estocolmo, Suécia. Após quase duzentos anos a massoterapia ganha força com a revolução industrial e sofre com o desenvolvimento tecnológico. Durante seu adormecimento no inicio e meado do século passado ,ressurge com nova proposta na Europa no período pós guerra e com isso eleva a classe de profissionais desta nobre arte.

Reconhecimento

            Após sua criação cientifica em 1813, a massagem foi incorporada como arte médica e difundida em alguns países. Não obteve crescimento como classe em parte da Europa, sendo agregada a saúde como técnica livre. Criou-se uma associação em 1894, na Inglaterra. Nos EUA teve inicio em 1900 e foi desenvolvida como Profissão ( 1960-1970), obtendo licença dependente de prova concedida pelo Estado ou Condado após 1982. Atualmente Canadá e EUA possuem Licenciados em nível superior reconhecido pelos respectivos governos.

            A Massagem é utilizada em muitos países sem conselho de representação e /ou federação.

Após 1980 a profissão obteve crescimento representativo. Durante os anos 90 iniciou-se a regulamentações mundiais.

            A American Massage Therapy Association (AMTA) foi fundada em1943 e representa cerca de 50.000 profissionais em mais de 30 países. Em 1982 foi criado o conselho de escolas para unificar os centros de formação em Massagem no EUA.

            Em 1992 Foi criado um sistema de certificação de massoterapia e trabalho corporal unificando profissionais de EUA, Canadá e parte do Reino Unido. Atualmente muitos países estão adotando métodos semelhantes aos Americanos para regulamentação.


A profissão no Brasil     


            A profissão existe desde 1920 empiricamente. Em 1939, foi incorporada a faculdade de outras disciplinas de saúde. Existe lei para profissão de Massoterapia no Brasil desde 1942. A profissão foi criada com o Decreto Lei DL 8345 10/12/1945- (com a denominação de massagista);


Confirmada em 05/10/1961 com lei nº 3968.


Quem pode Exercer a Profissão


             Existem profissionais atuantes com notório saber e direito adquirido, que iniciaram suas carreiras antes das ultimas mudanças da profissão que começou em 2004 e foi finalizada em 2008.


Tais mudanças não ocorreram para coibir nenhum profissional, apenas limitou e fixou um horizonte sobre a profissão no Brasil. Com a volta da procura por terapias naturais o profissional de massagem tende a ter um perfil mais seleto, onde o próprio mercado exigirá além de competências, maior capacidade de conhecimento e treinamento constante.


            Atualmente para trabalhar no mercado de massoterapia é necessário o nível técnico, salvo os profissionais de direito adquirido, entretanto para concorrer em concursos públicos algumas prefeituras exigem o nível técnico. A Massoterapia ainda está florescendo no Brasil e sua demanda no mercado é vasta.


Valores e hora de trabalho


             No Brasil existe a carga horária estipulada de acordo com a conversão de acordo com outros cursos técnicos de saúde, onde o profissional trabalha cerca de 06 horas e 15 minutos indo a 6 horas e 45 minutos.


Alguns Municípios e Estados adotam algumas variações desses horários, incluindo instituições públicas e privadas. A remuneração oscila em torno de dois salários até dois salários e meio.


Curiosidades sobre a profissão no Brasil.


-A Massoterapia é utilizada empiricamente no Brasil entre 1890-1930.

-Em 1940 foi proposta a primeira formação para Massoterapeutas com grade oficial de disciplinas.

-Existem mais de 50 escolas técnicas e centros Profissionalizantes no Brasil.

-Desde 1960 a pratica da Massagem tem sido utilizada nas áreas de Estética, Desporto, Terapêutica e relaxamento.

-(Em)1969 - Wauldtraud Ritter Winter trás a Drenagem linfática para o Brasil. Após esta data a DLM é utilizada por diversos massoterapeutas.

-Em 1973-1976 em São Paulo a Massoterapia foi utilizada para um programa de educação postural e cuidados da coluna no Hospital dos servidores.

-1978- Profissionais de massagem de renome no Rio de Janeiro iniciam e promovem o crescimento da massagem clássica dentre eles Jorge Santos, e Milton Lazaro Garrido.

-Desde 1980 passa por mudanças ganhando espaço para outras terapias complementares. Nesta época ganha credibilidade a Massagem Terapêutica.

-Em 1981, em São Paulo inicia-se a cruzada para divulgação, expansão e ensino da Massagem clássica.

-Entre os anos de 1980 -1990 a Massagem é redescoberta pela área de saúde no Brasil.

-1983- Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional.

-1985-A massagem é separada de outras áreas de saúde como Educação Física e Fisioterapia.

-1987-A massagem é acrescentada a outras terapias alternativas no Brasil juntamente com Acupuntura, Shiatsu, Drenagem Linfática, Rolf e Homeopatia.

-1990-Pesquisas científicas internacionais comprovam efeitos da massagem independentes de outras terapias ou efeitos de fármacos. No Brasil, na década de 90, iniciam-se os concursos públicos em Estados e Municípios.

-1995-Crescem o números de atendimentos e procura no mercado de Massoterapia.

-1997-Proposta para mudança de nome de massagista para massoterapeuta e elevação da classe para nível técnico.

- 2000- A Massagem cientifica chega ao Brasil juntamente com a proposta de cursos técnicos.

- 2002-2004 - Pesquisas são realizadas com Massoterapia em ambulatório de saúde. Surge a Coop Massagem com o prof. Marcos A. Carvalho.

-Em 2005 tem-se a primeira turma de formação em Massoterapia Clínica.

-Cursos técnicos iniciam praticas ambulatoriais com técnicas de massagem cientifica.

-Em 2006 pesquisas sobre massagem são realizadas em São Paulo.

-2007-Primeira pós graduação em massagem cientifica do Brasil.

-Existem cerca de 150.000 profissionais em todo o Brasil.

-Existe a demanda para área de Massoterapia no Brasil e a necessidade nos ambulatórios de saúde.


Visão da profissão


-Atendimento Primário em Saúde e Humanização.

-Atuação com métodos Naturais e científicos.

-Elevar a qualidade de vida da População através de orientação em saúde.

-Promover o bem-estar.

-Difundir os benefícios da Medicina Manual através da massoterapia clínica.

Endereço: R. Aurelino Leal, 51 - Centro, Niterói - RJ, 24020-110

ENDEREÇO
R. Aurelino Leal, 51
Centro, Niterói - RJ

CONTAC
Email: contato@abamc.org.br
Tel.: (021) 3685-1595
Fax: +1 (0) 000 0000 002

PARCEIROS